O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foi
implementado no início desse ano. Para garantir a alfabetização de todas
as crianças até os oito anos de idade, o governo federal aportará
incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica, visando
formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015. “A iniciativa
doMinistério da Educação partiu dos dados levantados pelo Censo 2010. Ao
todo, são 15,2% as crianças brasileiras em idade escolar que não sabem
ler, nem escrever”, explicou a professora da Secretaria de Educação
Básica – SEB/MEC, Clélia Mara dos Santos, durante o IV Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação.
O objetivo do MEC, segundo Santos, é que 100% das crianças
brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. “E não estamos falando de
apenas saber ler e escrever, mas também de saber interpretar textos e
fazer contas”, afirmou. “Para isso, o trabalho irá além do governo. É
preciso criar um PACTO entre sociedade, família, escola e governantes.”
Mais de 5.300 municípios brasileiros aderiram ao PNAIC. Já em
dezembro do ano passado, uma parte destas cidades começaram as ações do
pacto. “A ideia é que os estados brasileiros deem o apoio necessário aos
seus municípios, especialmente os que tem mais dificuldade”, disse Santos.
Eixos de atuação
A primeira ação do PNAIC é a formação continuada de professores
alfabetizadores e de orientadores de estudo. O MEC dará um curso
presencial de dois anos para professores alfabetizadores, com carga
horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento. Os encontros com os educadores serão conduzidos pelos orientadores de estudo.
“Os orientadores de estudo são professores das redes municipal e
estadual, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por
ano, ministrado por universidades públicas. Os municípios tiveram que
informar ao MEC quem são os educadores da região com formação em
pedagogia e experiência com os anos iniciais do ensino fundamental. Eles
serão o foco de atuação do PACTO”. Segundo a
professora, o grande diferencial dessa ação é que o curso ocorrerá
dentro de cada município, no próprio ambiente de trabalho do
profissional.
O segundo eixo trabalhado pelo PACTO é a distribuição de materiais
didáticos voltados para a alfabetização. “O MEC distribuirá 60 milhões de
livros didáticos para os três primeiros anos do ensino fundamental, por
meio doPrograma Nacional do Livro Didático – PNLD. Além dos livros, também serão disponibilizados jogos pedagógicos”.
Para avaliar os resultados do PNAIC, o Ministério se baseará nos
resultados colhidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira – Inep, por meio do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Este eixo reúne três
componentes principais: avaliações processuais, debatidas durante o
curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas pelo
professor junto com os alunos; disponibilização de um sistema
informatizado no qual os professores deverão inserir os resultados da Provinha Brasil
de cada criança, no início e no final do 2º ano; e aplicação, para os
alunos concluintes do 3º ano, de uma avaliação externa universal,
visando medir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo.
“A avaliação é a fotografia que nos faz repensar o que estamos
fazendo e o que podemos melhorar, quais caminhos seguir para que o aluno
chegue no 3º ano do ensino fundamental com todos os requisitos
completos de alfabetização”, afirmou Santos.
O quarto eixo de atuação do PNAIC é a atuação da frente de
mobilização social pela Educação. “O MEC trabalhará com um comitê gestor
nacional, uma coordenação estadual e outra municipal. A ideia é
monitorar as ações do pacto, apoiando e assegurando a implementação de
várias etapas do programa, por meio de encontros e fóruns”, explicou.
Por fim, o Ministério dará ênfase ao fortalecimento dos conselhos de
educação, dos conselhos escolares e de outras instâncias comprometidas
com a Educação nos estados e municípios.
Fonte: http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/01/24/entenda-o-pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na-idade-certa/
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