segunda-feira, 29 de julho de 2013

Estrela do Indaiá

       Estrela do Indaiá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. População 3.515 habitantes.
       Foi elevado à categoria de município pela Lei estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948.
      O povoamento das terras onde hoje se encontra a cidade de Estrela do Indaiá ocorre simultaneamente ao desenvolvimento e ocupação da Vila de Nossa Senhora das Dores do Rio Indaiá (hoje Dores do Indaiá), uma vez que o município desmembrou-se deste.
       No local onde hoje inicia a Avenida Francisco Campos, próximo a praça da Igreja Matriz de Estrela do Indaiá, em seus primórdios havia um casarão (ainda existente e passado por muitas reformas) sede de uma fazenda que com o passar dos anos passou a ser designada por seu proprietário e pelos habitantes do arredor como Fazenda Estrela devido a grande quantidade de objetos não identificados e estrelas cadentes atravessarem o céu claro e ostensivo da região.
 Fonte:Wikipédia, a enciclopédia livre. 

      Referências: Terra de gente festiva, honesta e alegre. De belas moças, festas frequentes com muita música e diversão saudável. Terra da geleia de mocotó, do doce de leite em pedaço, do queijo mineiro bem prensado, do biscoito de peta farto com café quente. Terra das empadinhas saborosas e inigualáveis.

      Gentílico: Estrelense. O estrelense é um ser do mundo, sempre a buscar o seu lugar onde quer que seja. Porém, sempre trás consigo a imensa saudade da terra que deixou no oeste mineiro. Ele se distancia, mas leva junto a mesma ideia fixa de envelhecer contemplando o Morro do Palhano, jogando conversa fora com seus conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário